
PROGRAMA DE COMPLIANCE E INTEGRIDADE
1. MENSAGEM DA PRESINDÊNCIA
A Inspectos iniciou suas operações em 2019, comprometida em implementar um modelo de governança que assegure o equilíbrio ideal entre eficiência operacional e controle rigoroso. Durante esses anos, desenvolvemos e consolidamos mecanismos robustos de Compliance, que promovem a construção de um ambiente pautado pela ética, integridade e transparência. Dentro desse contexto, estruturamos a primeira edição do Programa de Compliance e Integridade da Inspectos, com o objetivo de fortalecer e perpetuar uma cultura de integridade, além de incentivar a adoção de práticas ESG em nossa organização.
provação deste Programa reflete o comprometimento sólido da Inspectos na construção de um ambiente corporativo anticorrupção, evidenciando também o empenho da Alta Direção na condução dessas iniciativas. Estamos cientes de que o crescimento sustentável do nosso negócio só será alcançado por meio de ações e decisões diárias fundamentadas em valores éticos e em conformidade com a legislação vigente. Isso traduz um trabalho transparente, responsável e íntegro, que foi a base da nossa atuação neste primeiro ano e continuará sendo o foco prioritário para o futuro que estamos construindo.
im, convidamos todos os colaboradores, gestores, membros da Diretoria, e parceiros a seguirem trilhando o caminho correto, liderando pelo exemplo e reconhecendo que o sucesso da Inspectos é resultado do esforço coletivo pautado na integridade.
André Antunes
CEO Inspectos
2. APRESENTAÇÃO
Este Programa de Compliance e Integridade reúne o conjunto de políticas, ferramentas, processos e iniciativas promovidas pela Inspectos, que reforçam nosso compromisso com as melhores práticas de ESG, governança corporativa, transparência e a promoção de uma conduta ética, íntegra e responsável na condução dos negócios.
O objetivo principal do Programa é garantir a observância rigorosa das normas internas e externas, prevenir, identificar e corrigir comportamentos inadequados entre administradores, membros de conselhos e comitês, gestores, colaboradores e parceiros da Inspectos. Ademais, assegura a aplicação efetiva do Código de Conduta Ética, das políticas internas e demais diretrizes da empresa, consolidando sua sustentabilidade e garantindo os resultados esperados por nossos stakeholders.
As ações que integram o Programa estão alinhadas às melhores práticas globais de governança, atendendo às exigências legais de prevenção e combate à corrupção (Lei nº 12.846/2013), e servem como referência para todas as áreas da Inspectos manterem seus processos em conformidade com a legislação e regulamentações aplicáveis.
Um Programa de Compliance e Integridade eficaz é essencial para mitigar riscos, evitar infrações e os prejuízos que delas podem advir — protegendo e agregando valor à companhia. Para isso, o envolvimento de toda a organização é fundamental.
A Inspectos desenvolve diversas ações e controles consolidados neste Programa, que é continuamente revisado, aprimorado e divulgado, garantindo sua aderência ao negócio e seu constante alinhamento às melhores práticas de mercado. O Programa está estruturado em cinco pilares, que serão detalhados a seguir:
• Cultura de Integridade
• Ambiente de Compliance
• Due Diligence
• Comunicação, Treinamento e Monitoramento
• Gestão de Riscos e Controle Interno
3. SISTEMA DE INTEGRIDADE DA INSPECTOS
3.1. 1º PILAR: CULTURA DE INTEGRIDADE
Este pilar demonstra o comprometimento e suporte da Alta Direção da Inspectos ao Programa de Compliance e Integridade, por meio da aprovação de políticas e normativas internas que incentivam e consolidam um ambiente de ética, integridade, transparência e sustentabilidade.
3.2. 2º PILAR: AMBIENTE DE COMPLIANCE
Este pilar engloba os procedimentos internos de compliance e integridade adotados pela Inspectos, assim como o estímulo à denúncia de condutas irregulares e a aplicação efetiva do Código de Conduta Ética, políticas e diretrizes para detectar e corrigir conflitos de interesse, desvios, fraudes e outras irregularidades.
3.3. 3º PILAR: DUE DILIGENCE
Este pilar refere-se ao processo de avaliação prévia para a contratação de fornecedores, prestadores de serviço e candidatos à equipe da Inspectos, com o propósito de identificar riscos potenciais que possam comprometer os interesses da empresa.
3.4. 4º PILAR: COMUNICAÇÃO, TREINAMENTO E MONITORAMENTO
Este pilar trata da transparência relacionada aos temas de compliance e integridade, incluindo as ações realizadas para difundir os objetivos, normas, condutas, valores e procedimentos que integram o Programa.
3.5. 5º PILAR: GESTÃO DE RISCOS E CONTROLE INTERNO
Este pilar contempla a gestão de riscos, segurança da informação, controles internos e compliance, ressaltando os processos adotados pela Inspectos para identificar, avaliar e responder aos riscos inerentes aos seus processos internos.
4. CULTURA DE INTEGRIDADE
A base de um Programa de Compliance e Integridade sólido na Inspectos reside no comprometimento e envolvimento efetivo da Alta Administração, composta pela Diretoria. As decisões e posturas desses líderes servem como referência para todos os integrantes da organização. Por isso, cabe a eles impulsionar uma cultura baseada na ética e na integridade, promovendo práticas transparentes e responsáveis. Com esse propósito, a Alta Administração da Inspectos aprovou os princípios e orientações que guiarão o comportamento esperado de todos os colaboradores, formalizados no Código de Conduta, nas políticas corporativas e nos normativos internos mencionados neste Programa.
Demonstrando seu compromisso com os mais elevados padrões de governança, ética e transparência, a Diretoria Executiva da Inspectos validou este Programa de Compliance e Integridade. A estrutura de governança da empresa é composta por uma Diretoria Executiva formada por profissionais responsáveis pelas principais áreas de gestão da companhia, incluindo Tecnologia, Inovação, Operações, Governança e Relacionamento com Clientes. Além disso, Conselhos e Comitês consultivos especializados apoiam a tomada de decisão estratégica da empresa, dentre eles:
• Comitê de Ética e Conduta
• Comitê de Inovação e Segurança da Informação
• Comitê de Gestão de Riscos e Conformidade
• Comitê de Estratégia e Performance
Esses órgãos proporcionam suporte técnico, asseguram a aplicação efetiva das políticas internas e fortalecem o sistema de integridade da organização.
a. Alinhamento ao Planejamento Estratégico
A gestão de riscos da Inspectos está estruturada com base em modelos reconhecidos internacionalmente, como o COSO ERM 2017, que integram a avaliação de riscos ao processo de definição de estratégias e metas organizacionais. A Política de Gestão de Riscos e Controles Internos da empresa é atualizada de forma periódica, sendo aplicada de forma transversal a todas as áreas.
A adoção dessas práticas permite identificar e tratar potenciais ameaças à execução dos planos estratégicos da Inspectos de maneira antecipada, eficaz e integrada. O Programa de Compliance e Integridade, alinhado ao plano estratégico da empresa, contribui diretamente para a sustentabilidade do negócio ao envolver todos os níveis hierárquicos, áreas e processos, promovendo a conformidade, a prevenção de desvios e a criação de valor.
b. Promoção da cultura ESG
A Alta Administração da Inspectos adota uma abordagem de gestão voltada a todos os seus stakeholders, reconhecendo que a sustentabilidade empresarial se dá pela geração de valor compartilhado. A estratégia ESG da Inspectos se estrutura sobre três pilares fundamentais:
1. Responsabilidade Social e Relacionamentos Sustentáveis: a empresa entende que sua atuação vai além dos resultados financeiros, buscando gerar impactos positivos para clientes, parceiros, colaboradores e sociedade como um todo.
2. Governança voltada para Integridade e Sustentabilidade: foi estabelecido um modelo de governança que considera as necessidades de todos os públicos estratégicos e reforça a incorporação de práticas sustentáveis e éticas na tomada de decisão.
3. Desenvolvimento de ações concretas e comunicação transparente: são promovidas iniciativas com foco em ESG, acompanhadas por relatórios e indicadores claros, reforçando o que se espera de cada colaborador para a construção de uma cultura organizacional responsável.
c. Semana da Integridade e Compromissos Públicos
Com o objetivo de ampliar a conscientização e o engajamento com os valores de ética, integridade e responsabilidade, a Inspectos realiza, anualmente, a "Semana da Integridade”. Essa iniciativa reúne colaboradores de todas as áreas em atividades educativas, palestras, campanhas internas e debates sobre temas éticos e boas práticas corporativas.
Adicionalmente, a Inspectos se compromete com as diretrizes do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, idealizado pelo Instituto Ethos e outros organismos de renome nacional e internacional. Com isso, a empresa reafirma seu alinhamento com práticas empresariais éticas, transparentes e responsáveis, demonstrando, publicamente, sua postura de tolerância zero com corrupção, fraudes e qualquer tipo de desvio ético.
A cultura de integridade da Inspectos, assim, deixa de ser apenas um valor declarado e passa a ser vivenciada no dia a dia dos negócios, fortalecendo a reputação da empresa junto ao mercado e à sociedade.
Nesse contexto, o processo de operacionalização das ações de Compliance inclui o monitoramento contínuo do ambiente regulatório, com o propósito de identificar novas normas e diretrizes que possam impactar a Inspectos. Ao serem detectados esses impactos, as áreas responsáveis definem e implementam medidas para assegurar a conformidade legal e regulatória, garantindo que a empresa permaneça alinhada às exigências vigentes.
Registros e Controles Contábeis
Em relação aos registros e controles contábeis, a Inspectos adota as práticas contábeis estabelecidas no Brasil, em especial a Lei nº 6.404/76, os Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), bem como as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), regulamentadas pela IFRS Foundation. A empresa conta com uma Unidade Gestora Contábil dedicada à elaboração das demonstrações contábeis e financeiras, que seguem rigorosamente a legislação aplicável e as melhores práticas contábeis nacionais e internacionais. Essa unidade também observa as políticas internas para contabilização das informações fornecidas pelas demais áreas da Inspectos, mantendo controles eficazes em todo o ciclo contábil — desde o recebimento das informações, passando pelo registro, consolidação, até a divulgação dos dados financeiros.
Transações com Partes Relacionadas
A Inspectos dispõe de princípios e diretrizes específicas que orientam os processos decisórios relacionados a transações com partes vinculadas, formalizados em uma Política própria. Esta política orienta procedimentos que devem ser observados por todos os colaboradores e dirigentes. Seu objetivo é assegurar a competitividade, a equidade, a transparência e a conformidade nas operações, prevenindo conflitos de interesse que possam comprometer a integridade dos negócios.
Due Diligence
Os processos de contratação e gestão contratual são conduzidos em estrita conformidade com a legislação vigente, bem como com as diretrizes estabelecidas na Política e no Manual de Contratações de Terceiros e Fornecedores da Inspectos. Além disso, a empresa utiliza ferramentas tecnológicas específicas para a gestão dessas contratações.
Antes da contratação, é realizada uma avaliação detalhada (Due Diligence de Integridade) de fornecedores, prestadores de serviços e candidatos a colaboradores, visando identificar riscos que possam comprometer os interesses da Inspectos. Essa análise produz um dossiê individualizado.
As ferramentas adotadas permitem acesso a informações públicas e dados relevantes sobre pessoas e empresas, fortalecendo a tomada de decisão, reduzindo riscos e aumentando a assertividade nas escolhas contratuais. Todas as contratações devem seguir o fluxo de aprovação definido no Manual de Alçadas e Aprovação de Centro de Custo da empresa, que determina que, para valores superiores a determinados limites, a contratação precisa contar com parecer prévio da área de Compliance.
5. COMUNICAÇÃO, TREINAMENTO E MONITORAMENTO
a. Comunicação e Treinamento
A Inspectos reconhece que a disseminação de uma cultura de integridade passa necessariamente por estratégias efetivas de comunicação e capacitação, essenciais para o sucesso do Programa de Compliance e Integridade. Por isso, promove ações de comunicação interna que incluem:
• Envios de mensagens eletrônicas com lembretes, novidades e orientações;
• Campanhas de conscientização para todos os colaboradores;
• Informativos sobre temas relacionados à integridade e ética;
• Treinamentos específicos sobre ética, conduta e compliance;
• Outros treinamentos considerados necessários para o aprimoramento contínuo.
b. Canais de Comunicação
A disponibilização de informações confiáveis, completas e tempestivas é fundamental para a tomada de decisões seguras na Inspectos. O fluxo de comunicação adotado possibilita que informações circulem livremente em todas as direções, garantindo que as orientações estratégicas da alta gestão cheguem a todos os colaboradores.
Além disso, informações externas relevantes aos processos são incorporadas e compartilhadas de maneira oportuna. A empresa utiliza diversos meios para difundir conhecimentos sobre compliance, integridade e gestão de riscos, tais como e-mails, palestras, notícias na intranet, rodas de conversa e ações interativas via plataformas online.
Todas as políticas, códigos e normativas internas ficam acessíveis a todo o público interno por meio da plataforma corporativa da Inspectos. Para o público externo, informações são divulgadas no site institucional, onde também está disponível o canal de denúncias para formalização de relatos de condutas ilícitas ou antiéticas.
Canal de denúncias: denuncia@inspectos.com.
c. Monitoramento
A avaliação constante do Programa de Compliance e Integridade permite à Inspectos verificar sua eficácia, assegurar que os riscos estão sendo mitigados conforme o planejado, além de possibilitar a identificação precoce de novos riscos, permitindo respostas rápidas e adequadas por meio de ajustes e melhorias.
A supervisão do Programa é exercida pela Presidência, por intermédio da Governança, que atua como interlocutora, incentivadora da cultura de compliance e integridade e responsável pelo aprimoramento contínuo do Programa.
O monitoramento também inclui a coleta e análise de informações provenientes do canal de denúncias e de outros canais identificados, como plataformas digitais e e-mails. Conforme estabelecido no 5º Pilar do Programa — Gestão de Riscos e Controle Interno — a Inspectos adota o modelo das três linhas de defesa, destacando o papel das áreas de Riscos, Controles Internos e Compliance como segunda linha de defesa.
6. GESTÃO DE RISCOS E CONTROLE INTERNO
A Inspectos reconhece que o gerenciamento de riscos é componente essencial e inseparável das suas atividades, contribuindo para a estabilidade financeira, geração de valor e fortalecimento da reputação como empresa íntegra, eficiente, sustentável e socialmente responsável.
A estrutura de gestão de riscos e controles internos da Inspectos é adequada ao seu modelo de negócio, à natureza de suas operações e ao porte da empresa, sendo proporcional à complexidade dos produtos, serviços, processos e sistemas, bem como à exposição a riscos.
O Modelo de Gerenciamento de Riscos da Inspectos é fundamentado nas melhores práticas do Enterprise Risk Management Framework (ERM), conforme recomendado pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO, 2017). Possui um conjunto institucional de instrumentos que visam assegurar o alcance dos objetivos estratégicos, subsidiar a tomada de decisões, aprimorar processos e mitigar possíveis desvios, por meio da gestão integrada de compliance, riscos e controles internos.
A estrutura incentiva a cooperação entre os gestores das áreas de negócio e as áreas de riscos, controles internos e compliance, mantendo a independência necessária entre as linhas de defesa e estando integrada ao Sistema de Controle Interno da empresa.
Entre os principais instrumentos utilizados destacam-se:
• Políticas e manuais internos;
• Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios;
• Canal de denúncias;
• Atividades contínuas de Compliance, como acompanhamento regulatório, Due Diligence de parceiros, investigação de denúncias e ações de conscientização.
A Inspectos segue o modelo das três linhas de defesa, definido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IAI), da seguinte forma:
• Primeira Linha: áreas responsáveis pela gestão direta dos produtos, serviços, processos e sistemas, que administram os riscos inerentes e aplicam as ações corretivas;
• Segunda Linha: áreas responsáveis pela supervisão dos riscos, controles internos e conformidade, assegurando a correta implementação das ações da primeira linha;
• Terceira Linha: auditoria interna, que realiza avaliações independentes sobre a eficácia da governança, da gestão de riscos e dos controles internos.
Reguladores e avaliadores externos estabelecem requisitos que fortalecem o sistema de controles da Inspectos, podendo também realizar avaliações independentes das linhas de defesa.
A identificação, análise e decisão sobre respostas a riscos (eliminar, mitigar, transferir ou aceitar) são responsabilidades do gestor do processo, com decisões estratégicas da alta administração para riscos relevantes.
A gestão dos riscos segue os princípios da prudência, transparência, efetividade, segregação de funções, economicidade e legitimidade, abrangendo:
• Riscos Estratégicos: que impactam os objetivos estratégicos e podem envolver questões socioambientais e reputacionais;
• Riscos Financeiros: relacionados a capital, crédito, liquidez e mercado;
• Riscos Operacionais: incluindo fraudes, demandas trabalhistas, falhas em processos, segurança, tecnologia e continuidade das operações;
• Riscos Regulatórios: relacionados a compliance e questões jurídicas.
Quanto à segurança da informação e privacidade, a Inspectos implementa políticas e controles rigorosos para garantir a proteção, integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados sob sua responsabilidade, prevenindo acessos ou alterações não autorizadas.
Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), a empresa conta com um encarregado pelo tratamento de dados pessoais, nomeado pela diretoria, e adota controles internos consistentes com as características e riscos das operações.
O gerenciamento eficiente dos riscos é vital para que a Inspectos atinja seus objetivos, satisfaça seus stakeholders, mantenha rentabilidade e reforce a confiança na responsabilidade dos seus colaboradores e administradores, assegurando sua sustentabilidade no longo prazo.
7. RESPONSABILIDADES
a. Individual
Cada diretor, membro de comitê e colaborador é responsável por agir em conformidade com as legislações, normas, políticas internas e, sobretudo, por manter conduta ética e íntegra em todas as suas ações.
b. Lideranças
Os gestores devem assegurar o comprometimento e engajamento de suas equipes para o cumprimento das obrigações legais e éticas, atuando como exemplo e promovendo uma cultura sólida de integridade em toda a empresa.
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A implementação de processos sistemáticos para gestão e monitoramento do compliance e integridade contribui para a boa governança, melhora a saúde organizacional, reduz custos e mitiga riscos, especialmente os operacionais, legais, de compliance e reputacionais, além de fortalecer a imagem institucional.
O Programa de Compliance e Integridade da Inspectos visa minimizar riscos relacionados a corrupção e desvios éticos, por meio do engajamento ativo de conselheiros, gestores e colaboradores.
Acreditamos que o sucesso do Programa depende da disseminação efetiva da cultura de integridade, por isso promovemos ações contínuas de comunicação e capacitação.
Com essas medidas, a Inspectos busca garantir os resultados esperados por seus stakeholders, fortalecendo a governança, gestão de riscos, controles internos e conformidade.
Todos são peça fundamental nesse processo. A empresa confia que este Programa orienta para uma conduta ética, íntegra e responsável, independentemente das circunstâncias.
O Programa será revisado anualmente e eventuais alterações serão submetidas à aprovação do Presidente, mediante proposta da Diretoria Executiva e/ou da Governança.